9 de dez. de 2010

Não abra mão de ser livre!

Não faz muito tempo, percebendo o que diz a oração mais conhecida por nós - cristãos ou não - me dei conta de uma das muitas expressões que ela possui. Quando chamamos pelo Pai Nosso, na oração que Jesus nos ensinou, proferimos preciosidades que se quer percebemos. Um dia desses parei o Pai Nosso na metade e pensei...

Quando dizemos "Pai, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" será que estamos sendo realmente sinceros? Será que na imensidão das nossas mágoas, abrimos o coração e decidimos perdoar as ofensas dos que nos magoam?

Certa vez ouvindo os ensinamentos de uma amiga muito querida, absorvi o que ela me disse sobre o perdão de Deus. Assim como falaria com um amigo, ela me disse que eu poderia confessar a Deus qualquer um de meus erros; ela me disse que quando nos arrependemos de coração e pedimos perdão a Deus, Ele joga as nossas transgressões no mar mais profundo e de lá não tira jamais. Deus é rápido em nos perdoar; na verdade Ele só precisa da sinceridade do nosso coração. Se nós formos sinceros, nos arrependermos e pedirmos perdão, Ele nos perdoa!

Durante a conversa, a perguntei se Deus se lembrava dos nossos delitos, e ela me disse que não! Apesar de desagradarmos o seu coração com o nosso pecado, quando nos arrependemos, Deus não quer que nos lembremos do passado e também não fica nos lembrando. Ele perdoa e nos pede que não pequemos mais. Ele esquece!

Fiquei me perguntando, então, se nós, seres humanos, fazemos assim...

Será que nós jogamos nas profundezas do mar as ofensas que nos fazem, ou ficamos cobrando à pessoa que nos magoou que não faça de novo? Será que confiamos de novo, ou pensamos, "eu perdoo, mas olhe, comigo só faz uma vez"?

Já pensou se Deus fizesse o mesmo conosco? Se sua misericórdia não fosse eterna e se o seu perdão fosse proporcional a nossa disposição em perdoar? Se fosse assim, então estaríamos fritos! No entanto, Deus é bom e sua misericórdia dura para sempre. O que Ele nos pede, Ele próprio faz questão de deixar pistas na oração ensinada por Jesus. Ele quer que nós tenhamos um coração parecido com o Dele e que estejamos dispostos a perdoar, assim como Ele nos perdoa.

O Perdão é uma decisão e não um sentimento!Raramente sentiremos vontade de perdoar, mas precisamos, se quisermos agradar a Deus. Uma vez perdoada, a falha pode não ser esquecida (porque somos humanos), mas precisa ser jogada nas profundezas do mar e de lá não deve ser tirada.

Devido a circunstâncias da vida de cada um, talvez perdoar não signifique conviver com a pessoa que nos magoou, mas o perdão precisa existir. Só assim poderemos orar a oração ensinada por Jesus; só assim seremos livres ao acesso do coração de Deus.

"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." (Mateus 18; 21-22)

Somos imperfeitos e cheios de falhas, mas a misericórdia de Deus nos alcança.

Nenhum comentário: