7 de dez. de 2010

A honra não é minha

Talvez você nem acredite, mas eu nunca soube administrar bem os elogios. Acho que é por que há um tempão me indentifiquei com uma frase que até coloquei na porta do meu guarda-roupas, na época. A frase de um autor desconhecido dizia assim: "As críticas te edificam, mas os elogios te corrompem..." Na época eu nem sabia direito o significado dessa frase, mas de alguma forma ela fazia sentido para mim.

Não quer dizer que com isso, eu goste de críticas. Realmente, ninguém gosta, mas acredite que elas ajudam. Quando o autor da frase diz que elas te edificam, ele quer dizer que quando alguém, de forma construtiva, te diz algo em que poderia melhorar, esta pessoa te ajuda a crescer e a adquirir sabedoria. Quando somos tolos, levamos essas críticas como ofensas e paramos de crescer.

Por outro lado, elogios são maravilhosos, ninguém pode defender o contrário e eu também amo recebê-los, mas se não formos sábios e não administrá-los direito, ao invés de crescermos, estaremos correndo um sério risco de nos tornarmos pessoas soberbas, chatas de se conviver e cheias de si.

Eu nunca quis ser assim. Hoje, depois de quase um semestre inteiro na faculdade, fazendo um projeto super difícil, finalmente e com a Graça de Deus, apresentamos o trabalho com sucesso. O professor sorteou na hora as pessoas que seriam responsáveis pela apresentação e eu fui uma delas. Recebi elogios e os agradeço de todo o coração. No entanto, não quero ser tola, sei que estes elogios não cabem a mim.

Na verdade, estes elogios eu atribuo a Deus, que tem me colocado onde Ele quer. Certa de que o pouquinho do que aprendi (e continuo aprendendo) na vida, vem Dele, então a Ele eu entrego TODA HONRA E TODA A GLÓRIA que talvez possam me dar. O nome Dele é Jesus e tudo o que faço é com Ele, por Ele e para Ele. Definitivamente a honra não é minha!

Nenhum comentário: