27 de jan. de 2011

Um "Insensato Coração"? Eu dispenso!

Exercitando a capacidade que todos nós temos de desenvolver boas críticas daquilo que vemos e ouvimos, sobretudo, nos meios de comunicação que aí estão, resolvi escrever este post. Gosto de assistir novelas quando não tenho mais nada de interessante para fazer, mas admito que nos dias de hoje, este precisa ser um exercício minuscioso, já que temos a necessidade de filtrar o que vemos.

Falando em filtro, acredito que não exista nenhum folhetim que hoje esteja no ar, na rede Globo de Televisão, que dispense a minha maior observação. Um exemplo claro disso é a mais nova novela do seu horário nobre. A novela intitula-se "Insensato Coração" e como nenhuma novela vai ao ar, sem que seus produtores ou idealizadores queiram vender o que acreditam e disseminar conceitos, a tal novela citada tenta me convencer de que parece ser normal querer um coração assim meio insensato...

Sou a favor da felicidade em primeiro lugar e que se você considera estar em lugares inadequados, exercendo atividades que não lhe dão satisfação, ou então convivendo com pessoas que não te edificam, deve mesmo procurar algo que lhe dê mais sentido; o que eu não sou a favor é de ver o que tem sido mostrado na tal novela. Então um coração insensato se apaixona loucamente e por causa de uma paixão repentina, causa a destruição de vidas? A atriz bonitona toma atitudes inconsequentes que prejudicam não só a ela como a todos a sua volta e o telespectodor deve ter isso como exemplo para si só porque ela seguiu a bela voz do coração? Acho que insesatez como essa não deveria servir de exemplo para ninguém.

No entanto, não é isso que acham os produtores das novelas globais, pois entra ano sai ano, as novelas não crescem em conteúdo. Dizem estar regadas de serviço público e esclarecimento, mas na minha opinião, trazem implicitamente (ou explicitamente mesmo) valores que só engrossam os maus hábitos da nossa sociedade. Entre outras coisas, vemos adultérios, bebedeiras e sexo banalizado, mas nenhum esclarecimento sobre o que faz bem ou não. Como a grande maioria dos telespectadores destas novelas não conseguem fazer o discernimento necessário e aceitam as cenas como reais, pensa-se "se a atriz da televisão faz, então não é tão mau assim..."

Eu temo por essas pessoas que absorvem qualquer tipo de informação, uma vez que os grandes canais de tv são manipulados e feitos para manipular. Somos todos os dias sequestrados pela moda e pelo comportamento da moça da TV. Agora me disseram que é legal ter um coração insensato e agir por instinto, sendo que eu sei que as pessoas mais sábias e bem sucedidadas que eu conheço usam a sua consciência como o seu maior guia.

Eu desejo aos que infelizmente não puderam se instruir, que ao menos verifiquem aquilo que assistem e não aceitem tudo assim, como verdade absoluta.

"Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências.Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras." (Marcos 7; 21-23)

Nenhum comentário: