12 de jul. de 2008

Post maravilhosamente Turco!

É natural, são conhecidas como os "castelos de algodão turco" e o jornalista Edney Silvestre do "Globo Repórter" conseguiu ontem traduzir muito bem essa maravilha quando disse que a Turquia era palco de exuberâncias humanas e naturais.

Humanas, porque o dinheiro arrecadado pelos antigos sultões do lugar eram todos destinados para seu bem estar próprio.

(Edney mostrou no programa um antigo pálacio - hoje hotel de luxo - que possui um lustre imenso todo feito de cristais, além de regalias como, espadas cravejadas de pedras, móveis, objetos de decoração, roupas e jóias inacreditáveis: com rubis, esmeraldas...todas comuns de se encontrar nos antigos palácios turcos.)

Naturais, porque em um lugar cheio de luxo e luxúria, a natureza apresenta uma delicada, simples e encantadora manifestação: as conhecidas piscinas naturais, Pamukkale.

"Pamukále" ou "Pamukalé", são belezas brancas e estranhas que têm uma explicação científica. É a grande quantidade de carbonato de cálcio da água que, ao longo do tempo, vai se solidificando e formando as piscinas. Piscinas que já eram desfrutadas pelos conquistadores romanos há dois mil anos atrás.
Segundo pessoas que já se banharam nos Pamukkales, as águas que se encontram dentro dos terraços brancos são como uma espécie de barro creme, densas e que ficam presas ao corpo. No entanto, é uma sensação bastante agradável.

Além das propriedades medicinais destas águas, também se julgava que, quem se banhasse nelas, ficaria com o passar do tempo, cada vez mais belo. Não é portanto de se estranhar que as mulheres romanas gostassem tanto do lugar!

Um comentário:

Leon M. Rodrigues disse...

Muito lindo! Trabalho com ambientes aquáticos, mas nuca havia ouvido falar. Deu vontade de ir lá...